Quão seguros são os shows de drones?

28 de setembro de 2022
Os shows com drones estão levando o setor de eventos a novos patamares, mas à medida que a popularidade desse novo meio de contar histórias cresce, você pode se perguntar se é seguro ter centenas e, às vezes, milhares de drones voando sobre você.

Os shows com drones estão levando o setor de eventos a novos patamares, mas à medida que a popularidade desse novo meio de contar histórias cresce, você pode se perguntar se é seguro ter centenas e, às vezes, milhares de drones voando sobre você.

A verdade é que, quando os shows de drones são executados adequadamente por uma equipe de profissionais usando sistemas de shows de drones que foram projetados tendo a segurança em mente, eles são extremamente seguros. A maioria dos principais fornecedores de shows com drones tem vários níveis de protocolos de segurança incorporados em seus sistemas de shows com drones.

A Dronisos, por exemplo, realizou mais de 50.000 voos de drones nos últimos cinco anos com um registro de segurança perfeito. Isso mostra que, quando executados adequadamente por uma equipe de especialistas, os shows de drones são os mais seguros possíveis.

Abaixo, listamos alguns dos recursos de segurança do sistema de show de drones da Dronisos para que você entenda melhor o que torna o sistema deles um dos mais seguros do mundo.

Medidas de segurança implementadas pela Dronisos:

  • Drones criadosespecificamente
    Os drones usados pela Dronisos foram criados especificamente para shows de drones em estreita parceria com a Parrot. Esses drones de alta qualidade e desempenho são extremamente confiáveis e foram comprovados em todo o mundo. A Dronisos construiu uma variedade de drones, desde drones leves para uso interno até drones pesados para todas as condições climáticas.
Zephyr - um drone versátil para ambientes internos e externos da Dronisos
  • Zona de voo e zona de segurança
    A zona de voo é escolhida após cuidadosa consideração do ambiente ao redor. O voo do drone é evitado sobre áreas onde há movimento de pessoas ou veículos. A segurança adicional de cercas geográficas é programada no sistema para restringir os drones à zona de voo definida. Uma zona de segurança (uma área entre os drones e o público) de cerca de 100 metros também é implementada como uma camada adicional de segurança.
Um exemplo de uma zona de voo definida pelo Dronisos na cidade de Helsingborg, Suécia
  • Redundância de comunicação
    Todos os drones são equipados com dois sistemas de comunicação por rádio - um principal e um reserva que operam em frequências diferentes. Isso garante que a comunicação seja sempre mantida com os drones. Caso toda a comunicação seja perdida, os drones executam automaticamente um comando de "retorno para casa" ou "aterrissagem".
  • Software e ferramentas desenvolvidos internamente
    O software de criação de shows da Dronisos foi desenvolvido totalmente internamente. Isso permite que a Dronisos tenha controle total sobre as rotas de voo dos drones. Existem várias verificações para garantir que não haja interseção de trajetórias de voo que provoque a colisão dos drones.
Symphony, a ferramenta 3D desenvolvida internamente pela Dronisos, usada para projetar coreografias de shows
  • Estações de supervisão e interruptores de emergência
    Os observadores visuais estão posicionados em torno do perímetro da zona de voo. Caso seja detectado um voo anormal, todos os drones podem ser parados imediatamente usando o interruptor de emergência. Os drones pousarão em segurança.
Estações de supervisão Dronisos e interruptores de emergência
  • Conformidade com as regulamentações da aviação civil
    ‍A Dronisos
    está em total conformidade com as rigorosas regulamentações da aviação civil europeia e norte-americana. Esses regulamentos e práticas recomendadas são seguidos em todo o mundo. Todos os pilotos de drones da Dronisos são certificados pelas autoridades após um treinamento completo.

À medida que a tecnologia dos sistemas de exibição de drones (software e hardware) evolui, as exibições de drones tendem a se tornar ainda mais seguras. O setor de shows com drones já percorreu um longo caminho desde seu humilde início há alguns anos. Do controle seguro de algumas dezenas de drones, hoje estamos em condições de controlar e manobrar milhares de drones simultaneamente.

Em conclusão, os shows de drones, quando operados profissionalmente, são uma das maneiras mais seguras de iluminar o céu noturno.

Publicações em destaque