Exibições de fogos de artifício são comuns em celebrações e festivais em todo o mundo. O 4 de julho nos Estados Unidos, o Diwali na Índia, o Eid al-Fitr no Sudeste Asiático, a Noite de Guy Fawkes no Reino Unido, o Dia da Bastilha na França, o Halloween na Irlanda, as Fallas na Espanha e o Ano Novo Chinês, para citar alguns, todos apresentam exibições de fogos de artifício vibrantes e coloridos.
Embora os fogos de artifício tenham sido a melhor opção por centenas de anos, a tecnologia está avançando rapidamente e agora temos uma alternativa mais futurista e ecologicamente correta para realizar espetáculos noturnos deslumbrantes no céu: os drones.
Drones e shows de luzes com drones estão agora à nossa porta e nos oferecem a possibilidade de digitalizar as exibições do céu noturno. Centenas e, às vezes, milhares desses pequenos e ágeis veículos aéreos não tripulados (UAVs) equipados com potentes luzes de LED podem ser lançados a centenas de metros no céu. Esses pixels voadores podem ser vistos como uma versão digital de fogos de artifício que podem narrar histórias mágicas de forma ecológica, reutilizável e não poluente.
Os shows de luzes com drones devem substituir os fogos de artifício?
A resposta simples é sim. Os shows de luzes com drones não só podem nos deslumbrar com exibições espetaculares, mas também podem ser reutilizados e não produzem nenhuma poluição química ou sonora.
Atualmente, cidades e países em todo o mundo estão proibindo fogos de artifício devido aos muitos efeitos nocivos que eles têm sobre o meio ambiente. Os fogos de artifício liberam gases altamente tóxicos e poluentes no ar. Às vezes, esses gases venenosos permanecem no ar por dias. Os fogos de artifício não apenas poluem o ar, mas também poluem a água e o solo, além de causar uma enorme quantidade de poluição sonora que assusta animais e pássaros. Os fogos de artifício também representam um risco de incêndio e são conhecidos por causar incêndios florestais e danos à propriedade.
Milhares de anos atrás, os fogos de artifício foram inventados na China. Atualmente, no entanto, mais de 400 cidades da China proibiram os fogos de artifício. O fato de que regulamentações e proibições rigorosas estão sendo aplicadas na China, o berço dos fogos de artifício, diz muito. Embora os fogos de artifício proporcionem prazer visual às pessoas, eles também causam um impacto indelével no meio ambiente e na saúde.
Os shows de luzes com drones são a solução?
Os shows de luzes com drones são uma alternativa ecologicamente correta para iluminar o céu noturno. A mesma frota de drones pode ser reutilizada em vários eventos e não causa poluição química e sonora. Os shows de luzes com drones também oferecem a flexibilidade de serem realizados em ambientes fechados, onde uma exibição de fogos de artifício simplesmente não é viável.
Os drones para shows de luzes com drones são feitos sob medida e oferecem uma combinação quase infinita de movimentos e cores. As possibilidades artísticas alcançadas com os drones são muito maiores do que as dos fogos de artifício.
Visualmente, os shows de luzes de drones já estão superando os fogos de artifício com padrões detalhados e intrincados. Com o avanço da tecnologia, as exibições só tendem a ficar maiores, mais brilhantes, mais ricas e mais densas.
Os seres humanos sempre olharam para o céu com admiração e assombro. Desde a observação das estrelas em nossa história primitiva até as modernas exibições de fogos de artifício, das acrobacias aéreas dos caças aos shows de luzes dos drones, somos uma espécie que adora histórias no céu. No entanto, sejamos responsáveis na maneira como consumimos essa forma de entretenimento. É hora de usarmos os avanços tecnológicos para ajudar a proteger nosso meio ambiente. É hora de darmos adeus aos fogos de artifício.