Os últimos dois anos foram uma montanha-russa para a maioria dos parques de diversões. A Covid-19 não só atrapalhou os negócios, mas também os planos para novas atrações. No entanto, durante os muitos altos e baixos de 2020 e 2021, vimos sinais de que uma nova atração estava ganhando força - shows de luzes com drones.
Os drones não são novidade nos parques temáticos, mas a tendência certamente foi ajudada pela adição de shows de luzes com drones à programação de verão do parque temático Dollywood, nos EUA. Integrado a um show de fogos de artifício coreografado, o show de luzes com drones em Dollywood é um espetáculo multissensorial épico.
Na Europa, vários parques temáticos têm integrado shows de drones com muito sucesso há alguns anos. De fato, o Puy du Fou, na França, tem a distinção de ser o primeiro parque temático do mundo a usar drones como parte de seu entretenimento noturno.
De acordo com os especialistas em parques temáticos, em 2022 haverá muito mais locais de entretenimento em parceria com as principais empresas de shows de drones, como a Intel e a Dronisos, cujos shows de luzes com drones deslumbraram o público nos maiores palcos do mundo, incluindo as Olimpíadas de Tóquio e a Expo Mundial em Dubai. Com vários parques prontos para finalmente revelar seus projetos atrasados, 2022 está se preparando para ser um ano empolgante.
Esses espetáculos sensacionais marcam uma verdadeira evolução no entretenimento tradicional dos parques temáticos, onde centenas de drones são usados para animar com beleza o tema dos parques, muitas vezes narrando histórias complexas. Os drones usados são projetados especificamente e oferecem uma combinação quase infinita de movimentos e cores. Assim, oferecem aos gerentes de parques temáticos e aos criadores de shows infinitas possibilidades artísticas.
Os shows de luzes com drones são livres de poluição sonora e química. Com os parques temáticos e o mundo em geral sendo extremamente conscientes em relação ao meio ambiente, isso é de fato uma grande vantagem. Muitos parques que oferecem pacotes de pernoite aos seus visitantes também adoram o fato de que os shows de drones são espetáculos silenciosos, o que lhes permite controlar a música e os níveis de decibéis no parque.
Com o aumento da popularidade dos shows com drones, juntamente com as vantagens econômicas adicionais que eles oferecem em relação aos fogos de artifício tradicionais, é apenas uma questão de tempo até que os shows de luzes com drones se tornem um elemento básico do entretenimento em parques temáticos. Um sistema de show com drones, uma vez adquirido e instalado, tem custos recorrentes relativamente baixos. Os especialistas sugerem que, em um futuro próximo, veremos não apenas shows de drones substituindo os fogos de artifício, mas também sendo usados como parte de passeios e atrações. À medida que a tecnologia evolui e os drones de passageiros se tornam uma realidade, quem sabe o que poderemos ver. Tudo o que sabemos é que o futuro parece muito promissor para os drones em parques temáticos